Wecycle da Braskem desenvolve soluções com plástico reciclado

Comprometida com o desenvolvimento da cadeia do plástico no Brasil, a Braskem promove, desde 2015, a plataforma Wecycle, uma iniciativa da empresa com o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.
 
A atuação da plataforma envolve o criação de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo; a qualificação de processos e produtos; e ações de responsabilidade social voltadas à reciclagem. Para isso, a plataforma conta com a parceria de diferentes públicos de relacionamento do setor, como brand owners, transformadores, recicladores e cooperativas de catadores.
 
Neste ano, um dos resultados do Wecycle foi o lançamento no mercado das primeiras resinas de polipropileno e polietileno da Braskem feitas a partir de conteúdo totalmente reciclado. O polipropileno, por exemplo, é produzido a partir da reciclagem de big bags, utilizados pela companhia no transporte de outras resinas. O novo produto pode ser aplicado em itens domésticos e tampas.  Já o polietileno é produzido após a reciclagem de sacarias usadas e descartadas nos Centros de Distribuição da Braskem anualmente, com possíveis aplicações em sacolas, embalagens laminadas, embalagens flexíveis, lonas e bisnagas.
 
Neste ano, a Braskem fechou parceria com o Grupo GPA, maior empresa varejista do Brasil. Por meio da plataforma, o GPA estima reciclar até 30 toneladas de plástico por ano para produzir as novas embalagens do tira-manchas Qualitá, com perspectiva de expansão do projeto para outros produtos da marca comercializada nas redes Extra e Pão de Açúcar em todo o país. 
 
Neste caso, para garantir o respeito à legislação e às exigências do desenvolvimento sustentável, cooperativas e recicladoras parceiras da plataforma passaram por processos de auditoria. As cooperativas agora também fazem parte do ser+realizador, programa da Braskem que busca aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, assim como apoiar o trabalho de catadores e a profissionalização das cooperativas, criando oportunidades para transformações socioambientais na indústria.
 
Outro parceiro do Wecycle é a fabricante brasileira de bicicletas com plástico Muzzicycles. A empresa agora recebe resinas de plástico reciclado de cooperativas apoiadas pela plataforma. Cada quadro contém cerca de três quilos de plástico, sendo 30% deles reciclado. Hoje, a empresa tem uma capacidade de utilizar 132 toneladas de resina de conteúdo reciclado por ano. A mistura entre polímero virgem e reciclado é necessária para garantir o bom desempenho mecânico da bicicleta. Entre as vantagens dos quadros de plástico, estão a sua resistência e absorção de impacto - características do polietileno - e a garantia vitalícia para uso. Após a coleta, reciclagem e transformação do plástico, com apoio da Braskem, as bicicletas são montadas e comercializadas em diversas cores. 
 
“O Wecycle é mais um compromisso da Braskem com a cadeia produtiva do plástico. Esta iniciativa reúne inovação e sustentabilidade, e desafia a nossa indústria a fazer mais e melhor para empresas, clientes e consumidores. Acreditamos nos benefícios da reciclagem para toda a sociedade e esperamos que a reutilização das resinas plásticas torne-se uma referência no mercado”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
 
 
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
 
Braskem nas redes sociais